Com o objetivo de reduzir a propagação de ideais sobre a busca de corpo perfeito e depreciação dos demais corpos, rede social atualiza sua política
Pioneira no movimento de tentar modificar a ideia de que existe apenas um tipo de corpo a ser admirado, o Pinterest a partir de agora proíbe anúncios que contenham textos ou imagens que incentivem a perda de peso e ajudem pessoas a alcançar o ‘corpo perfeito’.
A plataforma declarou em comunicado oficial que há uma crescente de pessoas buscando lidar com distúrbios relacionados à imagem corporal e que esse movimento de exposição a conteúdos que incentivam a auto rejeição é prejudicial à saúde mental. Por isso, o Pinterest decidiu tomar uma iniciativa pró movimento ‘body positive’ e para além da proibição dos anúncios sobre perda de peso, o Pinterest também proibirá anúncios que contenham:
Produtos emagrecedores;
Testemunhos sobre perda de peso;
Campanhas que exaltam certos tipos de corpos, em detrimento de outros;
Referências sobre IMC (índice de massa corporal) ou índices semelhantes;
Cosméticos que facilitem a perda de gordura corporal ao serem aplicados sobre a pele.
A medida busca ampliar as políticas já existentes no Pinterest, que proíbem produtos ou cosméticos relacionados a perda de peso que possam ser perigosos ou declarações que incentivem dietas e estimulem a vergonha corporal. Outros procedimentos, como lipoaspiração e demais mecanismos utilizados para queima de gordura também são proibidos pela plataforma.
As famosas fotos de ‘antes e depois’, também não escaparam ao radar do Pinterest e não serão mais exibidas. O Pinterest é fortemente engajado na democratização de todos os tipos de corpos e convida outras redes vizinhas a se juntarem a ele nessa luta, que almeja incentivar a melhora de hábitos de vida de forma saudável. Dessa forma, anúncios sobre exercícios e boa alimentação permanecem sendo exibidos, contanto que estejam dentro das demais diretrizes da rede social.
De acordo com comunicado publicado pela imprensa, o Pinterest deseja: ‘Motivar as pessoas a se prepararem para um verão sem anúncios de perda de peso, para que elas se concentrem no que realmente importa!’. E você, curtiu essa iniciativa de aceitação dos corpos? Conta pra gente!
Comments