top of page
Buscar

O strike vem! Facebook passa a aplicar políticas de utilização da plataforma a todos, sem exceções.

Em decisão histórica, o Facebook decidiu aplicar a mesma política utilizada a usuários comuns, a grandes figuras políticas. Em outras palavras: O strike vem!

A alteração passa a aplicar as políticas de utilização do Facebook a todos, sem exceções, com o objetivo de modificar a postura ‘isentona’ da rede social e dispensar tratamento especial às pessoas em posição de poder. Antes, a plataforma aplicava as políticas de utilização de forma mais leve às autoridades, mesmo que o conteúdo violasse os termos de condições do Facebook.  Em resumo, todo conteúdo postado por políticos de grande influência era tratado como interesse público, sendo assim, não eram aplicadas penalidades semelhantes às designadas a um usuário comum que compartilhasse a mesma informação.

O motivo da nova política:

A nova proposta tem como base uma pesquisa interna, feita por um grupo independente de especialistas que analisa os fatos e faz recomendações com o objetivo de resolver situações controversas. O chamado Conselho de Supervisão de Conteúdo, mostrou que o público é mais propenso a propagar fake news que sejam compartilhadas por políticos. A medida foi validada com a decisão de suspender por dois anos da plataforma, o ex-presidente norte-americano Donald Trump, mediante a dados sobre ele ter utilizado o Facebook de maneira indevida para movimentar protestos pela morte de George Floyd, encorajando os manifestantes a invadir o Capitólio, em janeiro. Também foi por meio de uma solicitação do Conselho que o Facebook revisou o banimento eterno, inicialmente aplicado ao ex-presidente Trump, e adotou uma política de punições mais transparente.

Entenda, passo a passo:

A estratégia é seguir uma política de strikes crescente, o que significa que as sanções vão aumentando, conforme aumentam o número de violações aos termos de condições do Facebook.  Falta um: Um mês de suspensão! Falta dois? Tá suspenso por seis meses. Existe a possibilidade dessas etapas serem revistas, caso a infração esteja além dos limites da rede social. O objetivo é evitar a propagação de fake news e discursos de ódio, mesmo que para isso o usuário precise ser banido permanente da plataforma. A alteração está sendo recebida negativamente por políticos, que acreditam que isso restringe seu direito de expor ideias abertamente aos eleitores, como uma espécie de censura.  Apesar de ser o fim da “passada de pano”, o Facebook dará a oportunidade do usuário repensar o conteúdo falso do post de modo prévio. Será emitido um alerta contendo um link para a informação verdadeira. Caso o usuário insista em publicar, o alcance da publicação será drasticamente reduzido, para evitar a propagação massiva de Fake News. Ou seja: quer postar? Posta, mas a retaliação vem! 

E aí, achou que o Facebook pegou pesado ou tava mais que na hora?

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Setembro Amarelo: Você Não Está Sozinho

O Setembro Amarelo  é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, mas vai além de um simples mês no calendário....

28 de junho, Dia do Orgulho LGBTQIA+

O dia 28 de junho é considerado o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+. Essa data é o marco-zero da luta pelos direitos LGBTQIA+ nos EUA...

Comments


bottom of page