A nova era chega para todos! Criado inicialmente com o objetivo de permitir o compartilhamento de imagens, o Instagram agora tem como foco principal concorrer com Youtube e TikTok, na modalidade de vídeos curtos
Ser um imenso ‘book de fotos’ do cotidiano otimizadas com filtros próprios, essa era a proposta do Instagram quando ele surgiu. Porém, com o aumento exponencial do número de usuários, a rede expandiu seu alcance e diversificou suas ferramentas, para atender às novas demandas dos usuários, o que gerou uma grande mudança de enfoque no App.
O ‘Big Boss’ do Instagram, Adam Mosseri, ratificou essa mudança nesta semana ao afirmar que a plataforma agora é um centro de entretenimento de vídeos, graças ao sucesso das plataformas concorrentes TikTok e Youtube, e não é mais um aplicativo voltado para o compartilhamento de fotos.
Mosseri afirmou ainda, que as últimas alterações e acréscimos da plataforma tiveram como propósito permitir uma melhor experiência no consumo e no compartilhamento de vídeos. Foram feitas melhorias nos Stories, nas introduções do IGTV e no Reels, o recente lançamento do Instagram. O algoritmo também tem sido calibrado para envolver mais usuários nos vídeos e essa mudança tem tido um reflexo significativo no engajamento dos usuários.
A seleção de tópicos temáticos será uma das novidades futuras, de acordo com Mosseri. Com base em marcações, o algoritmo irá identificar qual conteúdo mais se alinha ao usuário e entregará uma sequência refinada aos gostos individuais de cada um, dentro do feed. Essa mecânica já está presente na maior parte das plataformas destinadas a vídeos curtos, contudo, nunca foi testada no Instagram.
Essa informação é valiosa para produtores de conteúdo?
A substituição gradativa dos estáticos feeds por um conteúdo com movimento é como uma nova era para o Instagram. Para quem atua profissionalmente com a plataforma, compreender as tendências e estar atento às mudanças constantes, permite aperfeiçoar estratégias e repensar conteúdos futuros em novos formatos.
Apesar da mudança de enfoque do Instagram não ser uma novidade completa, a afirmação de Mosseri reforça uma tendência que está em alta em todas as plataformas. Não há projeções de que o Instagram se tornará um ‘TikTok repaginado’, até mesmo porque os usuários ainda utilizam os feeds e tentam deixá- los mais dinâmicos, tendo em vista que a rede social cada vez mais volta sua atenção para os conteúdos multimídia.
Recado dado, é bom que os produtores de conteúdo busquem novas ideias que se enquadrem no perfil vídeo, caso a intenção seja viver do trabalho no Instagram. O digital influencer do futuro precisará envolver seu público com um conteúdo criativo, dinâmico e relevante, em frente às câmeras! Ou seja, a timidez não se tornará Cringe, mas no mínimo vai te impedir de aumentar suas métricas! E aí, conta pra gente, você aprova ou desaprova essa mudança do Instagram?
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