A interação entre a organização e os seus empregados é de extrema importância para um bom funcionamento da empresa. Os canais devem ser estrategicamente pensados buscando um equilíbrio entre a comunicação informal (aquela não controlada pela organização, como grupos de Whatsapp, redes sociais e outros) e a formal, que seria por meio de um jornal interno.
Dessa forma, investir na produção de um jornal interno é uma excelente estratégia para estreitar e otimizar o relacionamento e a sensação de pertencimento entre a empresa e os colaboradores que nela trabalham. Muitas das vezes os funcionários não utilizam celular em sua rotina de trabalho, ou os fornecedores não tem internet ou tempo disponível para ficar acompanhando grupos nas redes sociais.
Ter um jornal interno facilita a comunicação com todos os funcionários da empresa, também é uma boa forma de incentivar seus funcionários, criando promoções, murais de melhores funcionários e aniversariantes do mês. O jornal, não necessariamente precisa ser em meio físico, podendo ser em formato pdf, mas, claro, depende muito do tipo de empresa que usará o jornal. Uma indústria, por exemplo, tem mais gente atuando em linha de produção do que em área administrativa, o que dificulta o uso de computadores.
Além disso, com o jornal físico os funcionários podem levar o exemplar para casa, fazendo com que a família deste trabalhador possa também pertencer a empresa, criando um vínculo muitas das vezes necessários quando há uma crise, por exemplo.
Outro ponto muito importante a ser destacado é a linguagem utilizada. Não adianta querer palavras rebuscadas se o seu leitor não entender. Não estamos dizendo para usar uma linguagem informal, das ruas, mas é preciso ser mais flexível do que um memorando.
Bom, há diversas formas de engajar e aproximar seus funcionários por meio de um jornal interno, ficou interessado? Vem pra Foca!
Comentarios